Tratamentos
Oferecemos a melhor qualidade nos materiais e tratamentos dentários pouco invasivos
e agressivos, com base em técnicas mais modernas e comprovadas cientificamente.
Uma boca sadia está muito interligada com a saúde em geral e com a qualidade de vida,
no sentido em contribuir para proteger o organismo como um todo.
Prótese
A Prótese é a arte e a ciência da Medicina Dentária responsável por restaurar, com metal fundido ou porcelana, os dentes destruídos e de recolocar os que faltam, através de prótese fixas ou removíveis, devolvendo desta maneira as funções mastigatórias, fonação, deglutição e estética do paciente.
O tratamento de um paciente, com sucesso, que necessite de uma prótese – seja ela sobre dentes, implantes, ou mucosa – requer uma cuidadosa combinação de vários factores: educação em medicina dentária, e principalmente prevenção de posteriores enfermidades dentais. Este procedimento exige um bom diagnóstico, uma boa habilidade operatória, e bons técnicos de laboratório.
As próteses podem ser unitárias, parciais ou totais, podem ainda ser suportadas por dentes, por implantes ou pela mucosa do paciente.
A coroa é a parte visível do dente e a coroa unitária é a substituição de um dente cuja raiz permanece. Esta prótese está indicada para fracturas, dentes muito destruídos ou muito escurecidos. As coroas totais podem ser metálicas, metalocerâmica ou totalmente em cerâmica.
São próteses confeccionadas sobre implantes, que podem ser unitárias parciais ou totais.
São próteses totais sobre os implantes, que tanto podem ser colocados na arcada superior ou inferior. Num caso ou noutro – a arcada superior ou inferior – são colocados 4 a 6 implantes, sendo a prótese fixada a uma barra metálica que une os implantes.
São próteses totais colocados geralmente no inferior sobre 2 implantes e são removíveis.
Esta prótese substitui todos os dentes perdidos e são suportados pela mucosa, podem ser superior e inferior, é a chamada “dentadura”.
É muito importante fazer uma manutenção correta com a escova, fio ou fita dentária e revisões periódicas no médico dentista para controlo de placa e radiográfico.
As coroas unitárias ou as próteses parciais sobre dentes necessitam de uma adequada e cuidadosa remoção da placa bacteriana, para evitar o aparecimento de novas cáries ou inflamação da gengiva na a união do dente com a coroa.
Em relação aos implantes, na união entre o osso e o implante também podem surgir inflamação ou infeções que podem comprometer o sucesso do tratamento, sendo importante um cuidadoso controlo da placa bacteriana.
Como as coroas são frequentemente feitas em cerâmica, pode ocorrer o risco de pequenas fracturas, então recomenda-se cuidados ao mastigar coisas duras como o gelo ou rebuçados ou hábitos parafuncionais como roer unhas ou morder canetas. Em algumas situações pode ser necessário um protetor bucal por forma a proteger as coroas totais e os dentes, especialmente se existe o hábito de ranger ou apertar os dentes (bruxismo).