Tratamentos

Oferecemos a melhor qualidade nos materiais e tratamentos dentários pouco invasivos
e agressivos, com base em técnicas mais modernas e comprovadas cientificamente.
Uma boca sadia está muito interligada com a saúde em geral e com a qualidade de vida,
no sentido em contribuir para proteger o organismo como um todo.

Periodontia

A Periodontia é a especialidade da medicina dentária que previne e trata das doenças dos tecidos de proteção e sustentação do dente. Ou seja da gengiva, ossos e ligamentos que circundam os dentes. A doença periodontal pode ser classificada de acordo com a sua gravidade em gengivite ou periodontite.

A principal causa da doença periodontal é a placa bacteriana, que resulta do acumular de bactérias vivas e mortas e de resíduos de alimentos que se depositam sobre os dentes quando não é realizada uma eficiente higienização bucal.

Entretanto existem outros factores que podem agravar a doença, como o tabaco, alguns medicamentos, mudanças hormonais, diabetes e outras doenças que afetam o sistema de defesa do organismo, mas sempre associado a placa bacteriana.

Quem tem doença periodontal, seja ela gengivite ou periodontite, dificilmente sente dor, os principais sinais são:

  • sangramento ao escovar os dentes e ou ao passar o fio dental.
  • gengivas vermelhas e ou inchadas.
  • dentes amolecendo ou mudando de posição.
  • mau hálito constante ou gosto ruim na boca.

O tratamento inicial deverá ser feito pelo médico dentista.

No caso da gengivite uma profilaxia profissional adequada (higienização), o ensino, um treinamento de uma técnica correta de limpeza dos dentes com escova e fio, assim com a limpeza regular curam a doença.

No caso da periodontite deverá ser feito um tratamento mais profundo, como a raspagem. Em alguns casos, dependendo da gravidade, poderá ser necessário tratamento cirúrgico.

O sucesso do tratamento periodontal dependerá sempre de um rigoroso controlo tanto pelo dentista (sessão de manutenção), como pelo paciente, através de uma cuidadosa remoção da placa bacteriana diariamente com a escova e uso do fio dental.

Para isto é fundamental ter um controlo de placa bacteriana adequado feito com escova e fio dental diariamente, além das visitas regulares ao médico dentista de acordo com a necessidade.

Não existem elixires milagrosos para evitar ou controlar a doença, é sempre fundamental remover a placa bacteriana.